Actualmente, quando se fala em cidadania fala-se do conjunto de direitos e deveres que os cidadãos têm do e para com o Estado garantidos pelas normas do direito democrático. O "usufruto" dos direitos implica também um conjunto de deveres que devem ser cumpridos no sentido da equidade e da responsabilidade, porque o Estado "somos todos nós".
A participação nas urnas é A maior e mais importante expressão da cidadania. É este o mecanismo que permite aos participantes através da eleição dos seus representantes renovar ou manter o sentido tomado. Permite alterar posições, decisões e objectivos, que lhes dá o direito de escolher para onde querem ir, e as melhores estratégias para lá chegar. Uma democracia participativa, sustentada numa cidadania responsável e activa, é fonte de desenvolvimento social, económico e político. Mais cidadania e mais militância permitem uma melhor democracia. É cada vez mais necessário uma cidadania activa.
É isto também que o PS Alvalade quer para os seus militantes e a sua militância: mais atentos e participativos; sempre opinativos e críticos; construtivos e dedicados; fortes e com vontade de agir. Ganha desta forma a militância mais ânimo e dinamismo,mais importância e melhores resultados através do usufruto dos direitos e assunção das responsabilidades que a cidadania confere.
Mais cidadania (direitos e responsabilidades) implica mais participação (vontade, acção, atitude).O resultado que se obtém quando esta cidadania participativa se alia à militância (usufruto dos direitos e das responsabilidades é a capacidade de transformar, escolher, decidir e conduzir todos num único sentido – Melhor Cidadania, Mais Alvalade, Melhor PS!