quinta-feira, 22 de abril de 2010

Marcar a diferença com Mais Alvalade

"Perhaps here we have a clue to the reason why royal rule used to exist formerly, namely the difficulty of finding enough men of outstanding virtue..." - aristóteles

Nunca deixo de me surpreender com a actualidade e verdade do saber que nos foi deixado pelos grandes e clássicos pensadores. De facto esta problemática ainda subsiste nos dias de hoje, continuando a existir uma grande dificuldade quer no recrutamento quer na inclusão de bons quadros no e para o serviço à causa pública, à Res-Publica.

Tenho a forte convicção que este fenómeno não se deve à parca existência de boas pessoas na sociedade civil, de indivíduos interessados e dedicados ao serviço público; tenho, antes, a convicção que são os organismos e as instituições políticas que não têm sabido seduzir estes quadros.

Nelson Mandela disse: "If you talk to a man in a language he understands, that goes to his head. If you talk to him in his language, that goes to his heart". De facto tem sido este, na minha opinião, o contínuo e clássico erro da política de recrutamento dos projectos políticos, falamos com os "quadros" numa língua que eles conhecem mas nunca utilizando a sua linguagem, aquelas que são as suas motivações e interesses, aquilo que os fascina e que os faz mover.

Os projectos políticos tradicionais têm, historicamente, tentado incluir novos quadros sem nunca lhes proporcionar as ferramentas necessárias para exercer, desde o primeiro minuto da sua militância, um projecto ou uma acção política consequente e concreta.

É, aqui também, que o PS Alvalade tem feito a diferença, é por percepcionar esta realidade que facilita aos seus quadros o apoio e as ferramentas necessárias para concretizarem os seus projectos cívicos e políticos, sejam eles a produção de conhecimento político académico, seja através da concretização de projectos ligados à acção cívica, à solidariedade social e à política local, seja a procura de desenvolvimento pessoal através da aprendizagem com as experiências, vivências e cultura dos outros militantes.

É este o nosso caminho, é assim que somos Mais Militantes com uma Melhor Cidadania, É assim que somos Mais Alvalade.